segunda-feira, 10 de maio de 2010

            Sofia Coppola foi a primeira mulher norte-americana e também a mulher mais jovem a ser indicada ao Oscar de melhor direção. O filme Lost in Translation, escolhido para ser analisado pela equipe Viragem, é bastante reconhecido mundialmente já que arrebatou diversos prêmios, e também retrata com clareza o perfil da diretora, que em suas histórias privilegia temas introspectivos, como a solidão.

             A História se passa na capital do Japão lá Bob e Charlotte se conhecem por acaso, no bar de um hotel em Tóquio. Eles bebem e conversam um pouco, iniciando uma amizade que os ajudaram a sair do tédio e da solidão em que se encontram. Enquanto John, marido de Charlotte, faz uma viagem a trabalho e fica fora por uns dias, Charlotte fica em dúvida sobre como se sente em relação ao casamento e a si mesma. Já Bob sofre uma crise da meia-idade, tanto em seu casamento como em seu trabalho. Juntos, Bill e Charlotte descobrem vários lugares de Tóquio e divertem-se juntos. A despedida não fica clara para o espectador: Bob volta para os EUA, mas antes, diz algo que apenas Charlotte ouve.

            O perfil das personagens reforça o perfil da diretora, Sophia trabalha com filmes subjetivos que acabam em uma linguagem poética. Bob é um homem de meia idade americano que vai para o Japão fazer um comercial de whisky. É casado e tem dois filhos. Durante a viagem, conversa várias vezes pelo telefone com a mulher, mas apenas assuntos monótonos e cotidianos. Bob está enfadado, já Charlotte é jovem, bonita, inteligente, magra e loira. Também americana, é recém formada em filosofia, mas que ainda não encontrou sua vocação profissional. Ela fica entediada e se aborrece com a solidão, principalmente nas suas noites insones. A dúvida que sente em relação ao casamento e a si mesma piora ainda mais a situação.

Sophia Coppola possui uma filmografia pequena, porém todos os seus filmes exploram temas polêmicos e humanos:

- Somewhere (2010, ainda sem data prevista para lançamento)

-Marie Antoinette (2006; br: Maria Antonieta)

-Lost in Translation (2003; pt: O Amor é um Lugar Estranho / br: Encontros e Desencontros)

-The Virgin Suicides (1999; As Virgens Suicidas)

-Lick the Star (1998, curta-metragem)

-Videoclipe dos White Stripes - I Just Don't Know What To Do With Myself







Se você quiser conferir o nosso trabalho de decupagem e análise do filme Lost in Translation completo:  http://www.4shared.com/document/uLx0XRm4/CENA_A_CENA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário